Porto de Rio Grande passa a contar com o primeiro terminal do país específico para o carregamento de navios com arroz

0
344
IMPRIMIR
O navio MV VOLA, com capacidade para 24 mil toneladas, deve partir com destino a Costa Rica na próxima terça-feira

A primeira embarcação começou a ser carregada no sábado e na terça-feira deve seguir viagem para Costa Rica carregado de 27 mil toneladas de arroz. Esses embarque dependiam de outros terminais que priorizavam o embarque de soja e farelo. Com capacidade de armazenamento para 60 mil toneladas, o TLA está recebendo a carga vinda de caminhões desde o dia 1º de março. O enorme e tradicional silo da Avenida Honório Bicalho é formado internamente por outros 100 espaços de armazenamento, o que permite a estocagem dos mais variados tipos de arroz.

Atualmente, a exportação do arroz corresponde a apenas dez por cento do que é produzido, porém esse quantitativo é importante para a sustentação de seu preço no mercado. A estimativa é de que o estado, que é responsável por 70% da produção nacional, colha entre oito e nove milhões de toneladas e exporte pelo menos um milhão de toneladas.

De um modo geral, o arroz brasileiro é exportado para países como Venezuela, Nicarágua, Costa Rica, Cuba e o continente africano. No ano passado, pela primeira vez na história, um carregamento foi encaminhado para o México, país que estava habituado com a importação de arroz produzido nos Estados Unidos.