Porto de Navegantes aplica R$ 1 bi para receber navios de 400 m

0
18
IMPRIMIR
Atualmente, o porto, que é o maior terminal de contêineres do sul do País, pode receber navios de até 350 metros, com capacidade de movimentação de até 11 mil TEUs

Portonave, detentora da operação do Porto Navegantes, em Santa Catarina, reservou R$ 1 bilhão para obras de readequação do cais que permitirão que o terminal receba navios de nova geração, com até 400 m de comprimento, e capacidade para 24 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés ou 6 m).

O maior navio que atracou ali foi o APL Yangshan, da francesa CMA CGM, com 347 metros de comprimento e capacidade de 10,8 mil TEUs.

Iniciadas em janeiro, as obras envolvem demolição, enrocamento e parede diafragma e execução dos pilares de ancoragem, com o objetivo de comportar embarcações de até 400 m de comprimento e 17 m de calado, que são os maiores navios em transporte de cargas circulando atualmente, apesar de este não ser o foco agora. A ideia da empresa é, na primeira fase, permitir navios com 366 m, que já são considerados de última geração no mercado internacional.

https://revistaoe.com.br/porto-de-navegantes-aplica-r-1-bi-para-receber-navios-de-400-m/