Além de altamente poluidores e muito inseguros, são totalmente ineficientes, ou seja, o trabalho está se aviltando cada vez mais porque esse caminhoneiro praticamente trabalha para conseguir comer. Isso tudo por conta das quebras constantes e do alto custo pra manter esse veículo.
O levantamento que a CNT fez foi a base para a nossa articulação. Mas nós estamos nos dispondo a trazer ainda mais elementos para esse relatório, que está muito bem feito, por sinal, mas buscamos elementos específicos para a atividade portuária. E o que se nota é que, de fato, a concentração de equipamentos muito antigos – com mais de 20 anos –, alguns com mais de 40 anos, nos portos, está muito acima da média nacional.
Está claro para todos que o fim do ciclo de vida desses caminhões é a atividade portuária por várias razões, inclusive por natureza de fiscalização e por conta do trajeto, pois são viagens curtas e que não dependem de estradas. No Porto de Santos, há cinco mil caminhões autônomos, dos quais 90% tem mais de 30 anos. É um dado estarrecedor.
O que será feito a partir de então?
Na reunião, a CNT declarou que a realidade nos portos merece um tratamento especial pelo ministério. E com essa posição da CNT e da Secretaria de Portos, conseguimos com a equipe do ministério a possibilidade de desenvolver um projeto piloto para a frota portuária. Para isso, criaremos um grupo de trabalho para diagnosticar a realidade das cidades portuárias e já está prevista uma reunião para a próxima semana, aqui em Santos. A equipe do ministério virá conhecer a realidade local. Estou mobilizando os principais prefeitos portuários para que venham ou mandem seus representantes, pois sabemos que a realidade é muito parecida.
Acredito que sim, pois nós seríamos parâmetros a partir da implantação em uma escala menor para testar o modelo. Com isso, ele poderia crescer e dar maior amplitude ao programa. Nós temos aqui em Santos condições que podem favorecer o projeto piloto. Temos uma siderúrgica no pólo de Cubatão e fábrica de vidro próxima, isso já pensando na reciclagem desse material. Sem falar de aço, bateria, pneus…