Pellets: plástico bruto em bolinhas cai de navios e pode gerar tragédias no mar

0
118
IMPRIMIR
Produto serve como matéria-prima para fabricação de garrafas, sacolas, escovas e diversos itens do dia a dia

“É preciso tomar medidas imediatas para regular e coordenar melhor o manuseio, gerenciamento e transporte de pellets de plástico em toda a cadeia de suprimentos. As iniciativas voluntárias da indústria de plástico não são suficientes.” 

Cerca de 370 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, com a China respondendo por quase um terço, aponta o Guardian. A Universidade do Texas estimou que são necessários 1.005 pellets para fazer uma garrafa de plástico, 665 para fazer uma escova de dentes e 174 para fazer uma sacola de supermercado. Em apenas uma ação de limpeza da costa britânica, mais de 400 mil desses pequenos pedaços de plástico foram retirados do mar.

No caso do Sri Lanka, as toneladas de plástico soterraram baleias, tartarugas e golfinhos, entre milhares de espécies atingidas. O governo local pediu que as cargas com pellets sejam identificadas como substância nociva ao ambiente marinho. Isso significaria procedimentos mais rígidos para reduzir o risco de derramamento. 

 

https://umsoplaneta.globo.com/sociedade/noticia/2022/08/21/pellets-plastico-bruto-em-bolinhas-cai-de-navios-e-pode-gerar-tragedias-no-mar.ghtml