Paranaguá amplia olhar para movimentação de granéis líquidos

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Appa projeta que conclusão de obras de derrocagem em dezembro e licitação da área PAR-50 vão contribuir para melhorar condição para recepção de navios de maior porte, dando mais competitividade ao porto nos próximos anos

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) espera concluir, antes do final do ano, as obras de derrocagem no canal de acesso ao porto. O serviço, iniciado em setembro, segue dentro do cronograma de quatro meses, quando a autoridade portuária buscará a homologação do novo patamar. Com a conclusão, Paranaguá vai aumentar o calado em um metro, conseguindo 13,5 metros operacionais sem maré, o que possibilita a atracação de navios de maior porte. A avaliação é que essa nova condição vai contribuir para dar mais competitividade ao porto para ampliar o volume de cargas, inclusive granéis líquidos, segmento em que Paranaguá vê espaço para expandir.

A Appa aposta que os portos paranaenses podem ser alternativa economicamente viável a Santos para escoamento e importação de granéis líquidos. “Entendemos que possamos ser opção para esse granel, como logística alternativa a Santos”, disse o diretor-presidente da Appa, Luiz Fernando Garcia da Silva. Ele reconhece que Santos tradicionalmente seja um porto especializado e competitivo nesse tipo de carga. No entanto, percebe que um eventual aumento de movimentação e gargalos em outros portos podem levar Paranaguá a ampliar as operações de granéis líquidos.

Fonte: Portos e Navios