Navios com asas: os hidrofólios soviéticos que renasceram das cinzas

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Os hidrofólios com asas subaquáticas eram amplamente produzidos na URSS e acabaram esquecidos posteriormente. Hoje, porém, essa tecnologia está de volta

Os hidrofólios com asas subaquáticas eram amplamente produzidos na URSS e acabaram esquecidos posteriormente. Hoje, porém, essa tecnologia está de volta.O desenvolvimento do primeiro protótipo de navio hidrofólio soviético, batizado de “Raketa” (“míssil”, em português), iniciou-se na década de 1950. Ele fez sua viagem inaugural no Rio Volga com 30 passageiros em 25 de agosto de 1957. O “Raketa” percorreu 420 quilômetros em sete horas, atingindo até 60 km/h de velocidade, algo que era considerado muito rápido para um navio fluvial.

O navio tinha lâminas subaquáticas especiais que permitiam reduzir significativamente a resistência da água. Essa tecnologia dá aos hidrofólios sua principal vantagem: uma alta velocidade sem oscilações. No total, foram construídos mais de 300 embarcações “Raketa”.

Logo após o êxito do “Raketa”, uma equipe de engenheiros chefiada pelo construtor naval Rostislav Alekseev projetou mais um navio hidrofólio, batizado de “Meteor”. A embarcação era maior que o “Raketa”, podia alcançar velocidade de 77 km/h e transportar até 123 pessoas. O “Meteor” foi o hidrofólio soviético mais produzido, com 400 navios construídos no total. Esses navios foram exportados para Alemanha, Egito, Grécia e outros países. Alguns “Meteor” ainda estão em uso na Sibéria, no Extremo Oriente e em São Petersburgo, onde fazem viagens turísticas.

Diversos navios hidrofólios soviéticos foram projetados para operar no mar. Um deles era o “Strela” (“flecha”, em português). Duas dessas embarcações foram construídas em 1961 e usadas no Mar Negro. O “Strela” tinha duas lâminas semi-submersas em forma de “V” – uma adaptação especial para o uso no mar. Esse navio podia transportar até 90 pessoas a uma velocidade de até 70 km/h no mar com ondas de até dois metros de altura.

Fonte: Russia Behyond