Paralisação do porto de Baltimore provocará atrasos no comércio

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Em 2023, Baltimore movimentou um recorde de 52,3 milhões de toneladas de carga estrangeira, no valor de US$ 80 bilhões. Isso incluiu mais de 847 mil carros e caminhões leves e 1,3 milhão de toneladas de máquinas agrícolas e de construção

A queda da ponte que fechou o porto de Baltimore e uma importante estrada americana ontem vai provocar semanas ou meses de interrupções no transporte na região do Meio-Atlântico dos EUA e acelerar a tendência de reorientação da carga para a Costa Oeste do país, com importadores e exportadores buscando evitar possíveis gargalos em importantes centros de comércio exterior, como Boston e Miami.

Autoridades de Maryland disseram ontem que o tráfego marítimo de entrada e saída do porto seria suspenso até novo aviso. Embora o porto seja menor que os de Nova York e Nova Jersey, é o principal ponto de entrada de carros importados na Costa Leste.

Em 2023, Baltimore movimentou um recorde de 52,3 milhões de toneladas de carga estrangeira, no valor de US$ 80 bilhões. Isso incluiu mais de 847 mil carros e caminhões leves e 1,3 milhão de toneladas de máquinas agrícolas e de construção. É também o segundo maior porto de exportação de carvão dos EUA.

“As empresas já começaram a reorientar volumes da Costa Leste para a Costa Oeste”, disse Ryan Petersen, fundador e executivo-chefe da Flexport, plataforma de frete digital com sede em São Francisco. “Com Baltimore ficando fora de cena isso significa que todos os outros portos da Costa Leste terão um aumento de carga — criando congestionamentos e atrasos.

Isso também significa que empresas e consumidores poderão se deparar com a repetição de um dos grandes efeitos colaterais da pandemia da covid-19 para as cadeias de suprimento: um aumento repentino de 10% ou 20% nos volumes movimentados por um porto, “suficiente para causar enormes atrasos, congestionamentos, navios aguardando no mar e todos os tipos de atraso que podem se acumular”, diz.

Enquanto as autoridades se concentravam nos esforços de resgate — seis trabalhadores ainda estavam desaparecidos ontem —, especialistas em logística e economistas já avaliam as consequências do acidente.

Segundo eles, o fechamento será um ponto de estrangulamento logístico por algum tempo, mas isso será um problema localizado e não deverá ter um impacto significativo sobre a sólida economia dos EUA, com as empresas sendo capazes de se adaptar.

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2024/03/26/acidente-em-baltimore-e-mais-um-reves-para-o-comercio-global.ghtml