Concessão de canais de acesso: Paranaguá e Rio Grande serão os primeiros a serem cedidos à iniciativa privada

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No caso de Rio Grande, os estudos estão em andamento,mas ainda não há definição do modelo final ainda

Um dos assuntos mais quentes que envolvem o setor portuário na região Sul do Brasil envolve a concessão dos canais de acessos, principalmente os de Paranaguá e de Rio Grande, que, respectivamente, serão os primeiros a serem concedidos à iniciativa privada, conforme divulgado pelo Governo Federal. No segundo painel do Sul Export – Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, realizado em Balneário Camboriú (SC), debatedores pregam cautela quanto ao modelo de concessão que está em curso para os projetos.

A diretora-execuva do Instituto Pracagem do Brasil,Jacqueline Wendpap, chamou a atenção de que a concessão docanal de Paranaguá ainda apresenta problemas quanto à sua modelagem. Entre os fatores,ela citou a não precificação do seguro ambiental ao concessionário, ou seja, não há clareza sobre as responsabilidades no caso de um acidente ambiental e, se isso ficar sob os cuidados do concessionário, de que forma ele será recompensado.

“No caso de Rio Grande, os estudos estão em andamento,mas ainda não há definição do modelo final ainda. Paranaguá já avançou muito, mas vejo problemas. Nós temos situações de risco severas, de que isso nãovai dar certo. Vejo que precisaamadurecer muito o projeto, não está um processo maduro. Ele não está coerente”, comentou.

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