Para reduzir custos, companhias precisam  investir em espaço logístico nos portos marítimos

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Hoje, os portos marítimos globais distribuem em larga escala, permitindo que as empresas de navegação aproveitem as economias de escala e reduzam os custos

Nos últimos dez anos, o mercado marítimo internacional tem visto um aumento de 36,5% nos volumes de contêineres marítimos. Como resultado, o setor tem sentido uma forte demanda por espaço logístico perto dos portos. De acordo com o Global Seaport Review do grupo CBRE Supply Chain Advisory, os catalisadores por trás desse aumento são o crescimento das vendas de comércio eletrônico e o aumento do estoque para se proteger contra interrupções na cadeia de suprimentos.

Historicamente, o setor industrial e de logística tem uma demanda alta. Com o aumento de 133% de vendas do comércio eletrônico nos últimos cinco anos, as empresas sentiram a necessidade de triplicar a sua expansão imobiliária ainda mais para acompanhar a procura.

A previsão é de que até 2026, até 670,56 milhões de metros quadrados de espaço adicional de logística dedicado ao comércio eletrônico sejam necessários para dar suporte às vendas pela Internet. Para o grupo CBRE, o transporte vai representar 45% a 70% dos custos logísticos totais. Dessa forma, a localização das instalações de distribuição perto dos portos marítimos podem ajudar a reduzir os custos de transporte.

Os volumes de comércio também estão crescendo rapidamente em meio a um cenário de consumo cada vez mais global. Os portos marítimos evoluíram ao longo das décadas com a adoção do transporte de contêineres, a diversificação dos tipos de carga e equipamentos, investimento em transporte intermodal de contêineres e avanços nas tecnologias portuárias.

Para John Morris, presidente de Industrial e Logística da CBRE nas Américas, à medida que o transporte de contêineres aumenta, também aumenta a necessidade de mais imóveis logísticos, especialmente nos mercados portuários. “Hoje, um número maior de empresas enfrenta enormes pressões na cadeia de suprimentos geradas pela mudança no comportamento do consumidor, incerteza econômica e necessidade de isolar melhor seus processos de fabricação e distribuição de interrupções”, comentou.

Entre os 18 portos globais examinados, pelo relatório, os principais portos classificados por volumes de TEU são o de Xangai, China (47 milhões de TEUs), Singapura ( 37, 5 milhões de TEUs) e Los Angeles (20 milhões de TEUs).

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/para-reduzir-custos-companhias-precisam-investir-em-espaco-logistico-nos-portos-maritimos