Os caminhos para escoar o óleo e o gás

0
925
IMPRIMIR

Um novo modelo logístico vem sendo desenhado pela Petrobras e parceiras, abrangendo desde a melhoria do chamado flotel (espécie de hotel flutuante, em operação na Bacia de Campos) e a aquisição de lanchas super-rápidas e embarcações especiais, com capacidade para 150 a 300 pessoas, com equipamentos para levar os passageiros em segurança até o deque da plataforma ou do flotel, até a instalação de hubs marítimos.

Assim como na aviação, esses hubs marítimos, verdadeiras ilhas artificiais, funcionariam como os postos avançados da infraestrutura logística offshore, para embarque e desembarque de passageiros (com heliponto e cais de atracamento). O novo modelo logístico abrange ainda embarcações que funcionarão como centrais de suprimento (de diesel, fluidos etc.).

Essas instalações ficariam mais próximas da costa, a meio caminho dos campos mais distantes, como Lula. Delas partiriam tanto barcos menores de apoio, para suprir as plataformas, como helicópteros de menor porte, para transporte de pessoas.