Onda contra o plástico

0
1102
IMPRIMIR
Poluição de plástico no oceano: 150 milhões de toneladas de produtos feitos com o material, alguns achados a 6 000 metros de profundidade (Rich Carey/Shutterstock)

Agora é para valer. Uma decisão anunciada pela União Europeia (UE) no dia 25 deve pôr os 28 Estados-membros do bloco na liderança do combate global à produção de um tipo de lixo que contamina assombrosamente os oceanos e colabora para o agravamento do aquecimento global — aquele composto de itens de matéria plástica.

O material responde por 80% do lixo encontrado nas praias. As nações do bloco gastam 259 milhões de euros por ano em razão da poluição das praias. Interromper a produção de canudinhos e outros itens descartáveis de plástico reduziria em 2,63 milhões de toneladas o lançamento na atmosfera de gases que provocam o efeito estufa. Os detalhes das medidas a ser tomadas para deter o problema devem ser delineados pelo Conselho Europeu até 16 de dezembro próximo.

Você sabia que cada norte-americano usa em média 508 canudos por ano? Isso é quase um canudo e meio por dia, e grande parte deles acaba em nossos oceanos, contaminando o meio ambiente e prejudicando a vida marinha. E a sua média como anda? Já parou pra pensar qual a real necessidade de usar um canudinho na sua bebida? O diretor-executivo da ONU Meio Ambiente, Erik Solheim, que esteve no Brasil o ano passado para celebrar os 25 anos da Rio-92, fez um chamado a todos os brasileiros para que se juntem à campanha #MaresLimpos.