O Gigante Vermelho atraca em Rio Grande

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O Gigante Vermelho parte neste domingo (08) para o continente antártico. O navio está sendo abastecido em Rio Grande pela Estação de Apoio Antártico ( ESANTAR)

O navio de apoio oceanográfico Ary Rongel, conhecido também pelo apelido de Gigante Vermelho, atracou na sexta-feira no porto gaúcho do Rio Grande. A embarcação da Marinha do Brasil está sendo abastecida com equipamentos, gêneros alimentícios,e roupas antárticas. A operação é coordenada pelos funcionários da Estação de Apoio Antártico da FURG (ESANTAR), responsável pela logística.Neste ano o embarque dos materiais foi supervisionado pelo GptFNRG especializado em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiologica (NBQR) dos Fuzileiros Navais, devido a pandemia do Coronavírus.

Em virtude do cumprimento de protocolos relacionados à COVID-19, durante a estadia do Ary Rongel,não haverá visitação pública a bordo, e os tripulantes seguirão em regime de viagem durante o período.

A Marinha do Brasil, por meio da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), em continuidade às ações que visam a dar suporte ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) dá início,no verão antártico 2020-2021, a trigésima nona Operação Antártica (OPERANTAR XXXIX)).

Nessa longa comissão uma das principais tarefas do Gigante Vermelho e do Tio Max que partiu semana passada para a Antártica, será o emprego no apoio logístico à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), nos trabalhos de reparo e manutenção a serem desenvolvidos nos refúgios antárticos e no recolhimento de material remanescente de acampamentos realizados em operações anteriores, além da realização de coleta de dados científicos, restrito àquelas realizadas de forma remota. O Ary Rongel ruma para a Antártica na manhã deste domingo( 08) com 68 militares a bordo e 32 oficiais destacados para a coordenação da SECIRM no continente antártico.

 

O NApOc Ary Rongel (H-44), ex-Polar Queen, é um navio de apoio oceanográfico da Marinha do Brasil.O Polar Queen foi construído na Noruega em 1981. Realizava pesquisas sobre focas nas regiões austrais e serviço de apoio logístico no Mar do Norte e na Antártica. Foi adquirido pela Marinha do Brasil e incorporado em 25 de abril de 1994 para substituir o Barão de Teffé (H-42). Desde então, constitui-se em meio de apoio indispensável para a consecução do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

A sua missão principal é a de prestar apoio logístico à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e aos refúgios e acampamentos antárticos utilizados pelo PROANTAR. Paralelamente, realiza a coleta de dados hidrográficos, oceanográficos e meteorológicos em apoio às atividades do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e de projetos científicos desenvolvidos pelo PROANTAR.

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