Novos parâmetros para manobras de navios no Complexo Portuário do Itajai

0
640
IMPRIMIR
Felipe Fioravanti Kaufmann é bacharel em Logística pela Univali

Após um período inicial de operações da draga Catarina, foi anunciado na data de ontem as primeiras alterações operacionais referente o calado do Porto de Itajai. Estas alterações, as quais eram bastante esperadas pela comunidade portuária (Armadores, Terminais, Clientes e demais) vieram de encontro as necessidades requeridas pelos grandes Armadores.

As melhorias no calado (distancia entre a linha d’água e o ponto mais profundo do navio) do Complexo Portuário do Itajai evidenciam a capacidade da Draga empregada nesta operação e reforçam a posição do Porto de Itajai de grande competitividade, especialmente no momento que a profundidade de 14 metros for re-estabelecida em todo canal interno e externo e esta sendo mantida através de dragagem de manutenção.

Porém importante salientar que apenas a dragagem não basta, sendo primordial que possamos oferecer aos Armadores um calado operacional competitivo porém também condições de acessibilidade de grandes navios aos Terminais localizados no Complexo. Para atender este quesito, temos em andamento o projeto da nova bacia de evolução a qual irem iremos prepara um Post especial devido a importância do tema.

Em linhas gerais, estamos caminhando a passos largos para que Itajai continue sendo destino certo dos grandes navios e linhas de navegação mantendo assim o crescimento e pujança de nossa economia.

Por Felipe Fioravanti Kaufmann é bacharel em Logística pela Univali e tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atua no ramo de navegação e logística há 10 anos passando por Agências Marítimas, Armadores e Terminais de Contêineres. Atualmente é gerente comercial da APM Terminals Itajaí.