Nossa produção de alimentos não está preparada para um clima mais quente

0
619
IMPRIMIR
Reservatório de Stevens Creek, na Califórnia, Estados Unidos, enfrenta uma das piores secas de sua história (Foto: Marcio Jose Sanchez/AP)

Neste ano, muitas regiões do mundo estão enfrentando situações climáticas atípicas. Em São Paulo, o risco de faltar água é grande. Nos Estados Unidos, a Califórnia enfrenta a pior seca em séculos. O Reino Unido perdeu grande parte da sua produção por conta das enchentes. Cientistas concordam que esses eventos extremos devem ficar mais comuns por conta das mudanças climáticas, o que pode ameaçar a produção de alimento. No entanto, de acordo com um relatório lançado em março, nenhum país do mundo está se preparando para proteger sua agricultura.

O relatório, produzido pela ONG de combate à probreza Oxfam, mostra um cenário perigoso. Os efeitos das mudanças do clima podem retardar a luta pela erradicação da fome em décadas, e mais de 25 milhões de crianças poderão ficar desnutridas, em todo o mundo, pela dificuldade de obter alimentos. “O quadro global é o de um sistema alimentar perigosamente despreparado”, diz o estudo.