No sul do RS, pescador encontra carga de navio nazista que naufragou durante a Segunda Guerra Mundial

0
166
IMPRIMIR
 Pescador avistou a carga na Praia do Bojuru.Pesquisadores acreditam que o objeto fazia parte de um navio que naufragou durante a Segunda Guerra Mundial / Lauro Alves – Agencia RBS

Boiando sobre as águas, um tesouro da Segunda Guerra Mundial foi resgatado por um pescador de Bojuru, balneário de São José do Norte, no sul do RS. Márcio Leandro de Araújo Colares, 46 anos, caminhava pela praia na primeira semana de outubro quando avistou o que parecia um baú escuro de moldura branca — as laterais estavam repletas de crustáceos. A maré alta da noite levou a caixa para perto das dunas, e Colares pôde tocar o objeto. Notou certa elasticidade: era um bloco com dezenas de lâminas de látex, borracha transportada desde a Ásia até a Europa, no ano de 1944, em cargueiros da Alemanha nazista.

— A gente encontra várias coisas na beira do mar. Dentadura, garrafa, moeda… Mas um objeto assim, com quase 80 anos, eu não esperava — conta o pescador.

Curioso, ouvinte de rádio e telespectador de canais de História, ele lembrou que já tinha visto algo parecido:

— Lembrei de ter visto uma reportagem sobre caixas misteriosas encontradas na Bahia. E na matéria falava que eram de um navio que afundou na guerra. Achei que fossem as mesmas.

O aparecimento das “caixas misteriosas”, assim tratadas pela imprensa do Nordeste, ocorreu em 2021, quando a orla de Salvador foi tomada por inúmeros blocos com as mesmas características. Antes disso, já tinha relatos de achados nos Estados vizinhos de Alagoas e Sergipe, o que levou pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) a investirem no tema.

Fonte: Tiago Boff / GZH

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA