No Japão, Governo do RS tenta atrair novos investimentos

0
954
IMPRIMIR
Japão Fábio Branco
Secretário Fábio Branco palestra para investidores japoneses na tentativa de atrair recursos ao RS

Oportunidades de investimento no Rio Grande do Sul estão sendo apresentadas no Japão pela comitiva gaúcha que está na Ásia desde segunda-feira (16). O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, e o presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Álvaro Woiciechoski, participam de ciclo de palestras sobre o Brasil que já passou por Osaka e Tóquio e se encerra nesta quarta-feira em Nagoya.

A participação do Estado na série de eventos decorre do acordo assinado em setembro com o Banco Tokyo-Mitsubishi, por ocasião do 18º Encontro CNI-Keindanren – o objetivo do convênio é somar esforços na atração de investimentos japoneses para o Rio Grande do Sul. O seminário teve ainda palestras do diretor e economista-chefe do Bradesco, Octávio de Barros, e do diretor do Banco Tokyo-Mitsubishi, Junsuke Koike. “Ambos se mostraram alinhados com a posição gaúcha de que o novo patamar cambial do Real frente às moedas dos países desenvolvidos gerará, a partir de 2017, novas oportunidades para investidores estrangeiros no país, tanto pela redução relativa do custo das inversões, quanto pela maior possibilidade de utilizar o Brasil como base de exportação para a América do Sul”, avalia Branco.

A agenda nestes dois primeiros dias da comitiva, que conta também com técnicos da SDECT e da AGDI, incluiu ainda uma reunião com a fabricante de cabos Fujikura, que tem planta produtiva em Montenegro e estuda para os próximos anos um incremento de suas operações no Brasil. A cooperação do Estado com a embaixada brasileira no Japão também foi tema de agenda. Os setores produtivos saúde, automotivo e energias foram estabelecidos como prioritários nas iniciativas.

A missão gaúcha à Ásia segue no Japão até o próximo final de semana. A partir de então, o presidente da AGDI comandará a delegação na segunda etapa da viagem, desta vez à China.