No Brasil, o show das baleias é em Santa Catarina

0
648
IMPRIMIR
Olivia avistada no sobrevoo em julho nessa temporada. Crédito: Paulo Flores, ICMBio/PBF-Brasil

Quem passou pela praia da Ribanceira em Imbituba (SC) nessa segunda-feira (06) pode avistar vinte e uma baleias-francas nadando bem próximo a costa. A equipe do Projeto Baleia Franca que realiza o monitoramento desses animais ficou surpresa pela quantidade avistada. Entre as baleias, cinco eram filhotes. “O número de baleias nessa temporada está surpreendendo até mesmo nós pesquisadores. No sobrevoo realizado em julho registramos um recorde de baleias avistadas: 103. E a cada dia estamos mais convictos de que o trabalho de conscientização ambiental realizado pelo PBF nos últimos 30 anos está dando resultados positivos”, comemora Karina Groch, Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca.

Santa Catarina e a Olivia

Olivia avistada nessa segunda-feira (06) na praia de Itapirubá Norte. Crédito: PBF

Uma das baleias avistadas nessa segunda-feira é uma velha conhecida do Projeto Baleia Franca. Pela calosidade bem diferenciada foi fácil identificar a Olivia. A baleia que teve o nome batizado pelos voluntários do PBF nessa temporada passou o dia bem próximo ao canto da praia da Ribanceira, facilitando a observação e as fotos. “Ela recebeu esse nome porque possui uma calosidade em formato de âncora, o que remeteu ao Popeye, mas como vimos que ela é fêmea ficou Olivia”, disse Karina.

Olivia foi identificada pela primeira vez em 2002. No dia do sobrevoo em julho desse ano ela foi avistada pela equipe do Projeto grávida. E nessa segunda-feira, estava na praia de Itapirubá Norte com o filhote que provavelmente está com uma semana de vida e que nasceu em águas catarinenses.   “Este é o terceiro filhote que ela tem aqui”, disse a Diretora de Pesquisa.

PBF e Santos Brasil

O Projeto Baleia Franca, que este ano completa 30 anos atuando em prol da conservação das baleias-francas no Brasil, é uma ONG, mantida em parceria com a Santos Brasil. O apoio é considerado uma evolução dos trabalhos conjuntos desenvolvidos durante as obras de ampliação do Tecon Imbituba, administrado pela Companhia Docas.

Com a recente ampliação da parceria, além de dar continuidade as avistagens dos animais nas imediações do Tecon Imbituba, a Santos Brasil passou também a apoiar o projeto científico de preservação desenvolvido pela ONG. Os trabalhos englobam atividades de pesquisa e a conservação do habitat, monitoramento, controle populacional (como reconhecimento dos animais a partir da foto-identificação individual),programas de conscientização e formulação de políticas públicas com o objetivo de garantir a convivência harmoniosa entre a atividade comercial do porto e a presença das baleias-francas.