No Brasil, aquecimento global significará mudança no padrão de chuvas

0
772
IMPRIMIR
Enchente na Avenida Jardim Botânico, no Rio. Chuvas no Sul e Sudeste ficarão mais fortes e frequentes com as mudanças climáticas (Foto: Marco Antonio Cavalcanti / Agência O Globo.)

O Brasil não ficará apenas mais quente com as mudanças climáticas. O regime de chuvas também mudará, e muito, segundo um novo relatório que será publicado na segunda-feira (9). O relatório, organizado pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), reuniu os principais dados científicos para fazer projeções de como o Brasil responderá ao aumento das médias de temperatura causado pelo aquecimento global.

>> Brasil pode precisar de 3 Itaipus para ligar o ar condicionado em 2100

O estudo é praticamente uma versão nacional do relatório de mudanças climáticas do IPCC. Ele foi elaborado com a participação de 345 pesquisadores, que fizeram nos últimos seis anos uma avaliação de toda a ciência já publicada sobre mudanças do clima no Brasil. “O Relatório de Avaliação mostra o estado da arte da ciência do clima no Brasil e na América do Sul”, diz Andrea Santos, Secretária Executiva do PBMC.

Esse estado da arte confirma as principais pesquisas feitas por institutos internacionais: o planeta está aquecendo graças à emissão de gases de efeito estufa por atividades como geração de energia, transporte e desmatamento. As projeções mostram que o Brasil não ficará de fora das alterações climáticas globais, e indicam tendências de como o clima mudará em diferentes regiões do país.