Navios do futuro serão mais seguros, sustentáveis e autônomos

0
192
IMPRIMIR
Com dois níveis de automação em fasede estudos e protótipos pela indústria naval, os navios do futuro proporcionam mais segurança e sustentabilidade

por Eduardo Tannuri Instituto Oceanográfico e do Instituto de Estudos Avançados

Dando continuidade à série especial em conjunto com a Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Instituto Oceanográfico e do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), o Jornal da USP no Ar 1ª Edição conversou com o professor Eduardo Tannuri, do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da USP, um dos coordenadores do Tanque de Provas Numérico (TPN) da USP.

O professor Tannuri destaca que a navegação focada no transporte de mercadorias e pessoas é algo totalmente independente dos navios atualmente. Esse tipo de logística pode transportar milhares de containers e realizar viagens interoceânicas, com aproximadamente 20 pessoas a bordo, e tudo por causa do desenvolvimento de motores compressores e outros equipamentos. 

Atualmente, são mais de 2 milhões de navios a realizarem 80% do comércio internacional, transportando desde produtos a granel, como grãos e combustíveis, a conteinerizados, como roupas e eletrônicos. Esses são chamados de navios do futuro, veículos com níveis e protótipos desenvolvidos pela indústria naval, buscando maior autonomia, segurança e sustentabilidade. 

https://jornal.usp.br/atualidades/navios-do-futuro-serao-mais-seguros-sustentaveis-e-autonomos/