Navios da Operação Antártica atracam no Porto Novo

0
1367
IMPRIMIR
os navios descarregam equipamentos em Rio Grande e depois seguem para o Rio de Janeiro.
Os navios descarregam equipamentos em Rio Grande e depois seguem para o Rio de Janeiro

Estão atracados no Porto Novo, cais público do Porto do Rio Grande, os dois navios da Marinha do Brasil provenientes da Antártica. As embarcações chegaram ao porto e foram recebidas pela banda da Marinha do Brasil. Participantes da Operação Antártica, os navios descarregam equipamentos em Rio Grande e depois seguem para o Rio de Janeiro.

As embarcações “Almirante Maximiano” tem 93,4 m de comprimento e 20 m de largura e; “Ary Rongel” possui 75,3 m de comprimento e 14 m de largura. Eles participaram de atividades de apoio logístico aos Módulos Antárticos Emergenciais (MAE) da Estação Antártica Comandante Ferraz. Também auxiliaram nos projetos de universidades brasileiras, nas áreas de Oceanografia e Hidrografia, Biologia, Geologia, Antropologia e Meteorologia, realizando levantamentos oceanográficos, coletas de amostras de água e solo marinho, estudo das aves, pesquisas geológicas nas ilhas do arquipélago e do comportamento das massas de água na região, que tanto influenciam o clima do planeta.

“O Porto do Rio Grande é parceiro da Marinha do Brasil e é uma grande honra para a instituição fazer parte da rota da Operação Antártica”, afirma o diretor-superintendente Janir Branco. A Universidade Federal do Rio Grande através da Estação de Apoio Antártico está participando com suporte logístico necessário para a descarga dos navios. A Superintendência do Porto cedeu a área do Terminal de Passageiros para auxiliar na movimentação.