Navio que bateu em ponte dos EUA perdeu controle e enviou alerta de ‘mayday’ a autoridades

0
48
IMPRIMIR
Destroços da ponte Fancis Scott Key caem sobre a proa do porta-contêiner Dali após a colisão do navio contra a estrutura em Baltimore, nos EUA — Foto: Julia Nikhinson/Reuters

O navio de carga Dali, que recentemente colidiu com a Ponte Francis Scott Key em Baltimore, causando danos significativos e resultando em veículos e indivíduos mergulhando na água, tinha sido previamente detido na Bélgica em 2016 após um acidente no porto de Antuérpia.

Durante a sua partida do terminal de contêineres de Antuérpia com destino a Bremerhaven, o Dali, um navio substancial medindo 948 pés (290 metros) com capacidade para transportar 10.000 contêineres, experimentou um erro de manobra. O erro de julgamento levou ao raspamento da popa do navio contra o cais, causando danos consideráveis a vários metros de seu casco.

As autoridades detiveram o navio posteriormente, atracando-o em Deurganckdok, Bélgica, com relatórios indicando que nenhum ferimento ou poluição ambiental resultante do incidente. As condições climáticas eram favoráveis na época, e a falha foi atribuída ao mestre do navio e ao piloto a bordo.

O navio, construído na Coreia do Sul em 2015 pela Hyundai Heavy Industries, é de propriedade da empresa grega Oceanbulk Maritime e estava sob uma carta de Maersk no momento do incidente. A Autoridade Marítima e Portuária de Singapura (MPA) confirmou o registro do Dali em Singapura, transportando 22 membros da tripulação, todos eles nacionais indianos, embora não sejam diretamente empregados pela Maersk. O navio é operado pela companhia charter Synergy Group.

Esta colisão levou ao colapso de cerca de 1,6 milhas (2,6 km) da ponte de Baltimore, desencadeando uma operação urgente de busca e salvamento para pelo menos sete indivíduos, sendo dois resgatados, um em estado crítico. O incidente levou a escrutínio do passado e dos protocolos operacionais da nave.

(Relatado por Chris Michael para o The Guardian)
Vejam que aos poucos mais e mais infos vão chegando , ações tomadas mas ...