Navio ‘Break Bulk’ com carregamento de café é novidade no Porto do Rio de Janeiro; conheça a modalidade

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                                   Navio realizando carregamento de Café – Fonte: Canal Rural

Derivado da frase ‘breaking bulk’, o ‘break bulk’ significa carga geral ou carga de projetos. Importante termo da indústria naval e também chamado de Project Cargo, é a modalidade marítima utilizada para transportar mercadorias mais leves, em cargas individuais, como sucedeu no Porto do Rio de Janeiro, com carga de café, além de: matérias-primas e materiais do segmento de construção, indústria e higiene (hélices de avião, motores, componentes de turbinas eólicas, equipamentos de grandes dimensões, celulose, aço, carvão, fertilizantes, etc.). Nesse caso, a carga é transportada em volumes próprios, e não acondicionados em contentores.Como já dito, na modalidade ‘break bulk’ pode-se armazenar a carga individualmente no porão do navio, em vez de em contêineres.

Segundo Leandro Lima, superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, a carga em contêineres é hoje o padrão logístico para transporte de cafés; mas, explica ele, “o ‘break bulk’ ajuda a superar a escassez [de carga conteinerizada] e a consequente alta global no preço”, devido à pandemia de Covid-19, entre outros fatores.

Mais informações

Os navios de carga solta (‘break bulk’ ou project cargo) são versáteis, multifuncionais. Transportam variados tipos de mercadorias. Por outro lado, seu design facilita as transações de embarque e desembarque. Além de tudo, pelas suas características particulares, tal modalidade de transporte pelo mar é menos burocrática do que o transporte tradicional via contêiner.

O ‘break bulk’ é acessível à maioria dos portos, visto que nem todos têm a devida preparação para receber contentores, ao passo que até os portos menos modernos e de países menos desenvolvidos recebem mercadorias em ‘break bulk’.

Demanda, no entanto, mais tempo e mais mão de obra, pois o processo é menos automatizado. Portanto, exige coordenação logística mais bem delineada, além de recursos humanos e técnicos. Isso porque cada item tem de ser transportador, um por um, geralmente em caixas, tambores, barris, caixas, etc. Deve existir, para tudo correr sem prejuízos, maior atenção na gestão de risco de danos nos materiais. Nesse sentido, é comum que os navios especializados venham com guindastes embutidos para ajudar.