Maior volume de fertilizante é descarregado de um único navio no Porto de Paranaguá

0
217
IMPRIMIR
Os portos paranaenses são as principais portas de entrada dos fertilizantes no Brasil. Em 2022 foram importadas quase 10 milhões de toneladas pelos terminais de Paranaguá e Antonina. O volume representa 27,5% de tudo o que o país recebe em adubos

O Porto de Paranaguá recebe a maior carga de fertilizante da sua história. No píer exclusivo para os adubos, 73.310 toneladas de sulfato de amônio são descarregadas desde a última sexta-feira (13). A previsão é de que a operação, que depende de condições meteorológicas, esteja concluída até esta quinta-feira (19).

Segundo o diretor de operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, antes deste, até hoje, a maior carga de fertilizante recebida havia sido com o navio Lord Byron, em julho de 2022. À época, foram descarregadas 64.777 toneladas de fertilizantes à base de nitrogênio e fósforo.

“Estamos recebendo navios maiores e mais carregados graças aos recentes investimentos na infraestrutura marítima”, disse Luiz Teixeira da Silva Júnior. “Obras como a derrocagem das pedras da Palangana e a dragagem de manutenção permanente propiciaram ganhos operacionais para os terminais, com aumento da profundidade”.

O navio Red Marlin está atracado no berço externo do píer operado pela Fospar, que opera com calado de 12,30 metros. A embarcação tem 229 metros de comprimento e capacidade para carregar até 85 mil toneladas de granéis.

A carga veio do porto chinês de Tianjin, exportada pela empresa Yunnan, representada no Brasil pela Fertibroker. A agência marítima responsável pela embarcação é a Orion.