Lance único vence concessão do Cais Mauá em Porto Alegre; entenda os próximos passos

0
25
IMPRIMIR
A empresa vai ser responsável por uma área de 3 km de extensão e 181 mil metros quadrados entre a Usina do Gasômetro e a Estação Rodoviária.

O consórcio Pulsa RS venceu o leilão de concessão do Cais Mauá, que abriga armazéns e docas do antigo porto no Centro Histórico de Porto Alegre. O pregão foi realizado nesta terça-feira (6), na B3, a Bolsa de Valores, em São Paulo.

Qual é a proposta vencedora

 As empresas Spar Participações e Desenvolvimento Imobiliário e Credlar Empreendimentos Imobiliários, que compõem o consórcio, foram as únicas a participarem do leilão, com um lance de quase R$ 145 milhões.

Esse valor equivale ao patrimônio público oferecido pelo governo do estado como contrapartida aos investimentos da companhia. Eduardo Leite manifestou otimismo com o cumprimento do edital, mesmo com apenas um interessado.

Quando começam as obras

 As obras devem começar em até seis meses após a assinatura do contrato, etapa prevista para ser finalizada em um prazo de 60 a 90 dias. Esse período é necessário para a análise de documentos.”Até o final do ano, devem começar as obras de revitalização da área, mas as entregas, naturalmente, levam mais tempo”, comentou Leite.

Quais são as exigências da concessão

O consórcio vencedor fica obrigado a investir R$ 353 milhões de reais em uma concessão válida por 30 anos. A reforma dos armazéns tombados e do pórtico central deve ser realizada nos cinco primeiros anos do contrato, bem como a revitalização das docas.