Jovem capitã comanda um dos maiores barcos de defesa dos oceanos do mundo

0
101
IMPRIMIR

Duas coisas chamam especial atenção nesta jovem, nascida na Espanha. Uma é que, a despeito de ter apenas 29 anos de idade, ela é capitã de um dos maiores, mais modernos e mais representativos barcos de defesa dos oceanos do mundo — uma das mais jovens comandantes de embarcações de longo curso do universo marítimo.

Outra — e ainda mais interessante — é que ela tem o mar até no próprio nome.

Mar Casariego (sim, ela se chama Mar). Nasceu em um farol de uma ilha espanhola, onde seu pai e seu avô trabalhavam com faroleiros — e veio deles a ideia de batizá-la com um nome que, literalmente, sempre girou em torno da família. “Não conheço outra pessoa chamada Mar”, reconhece a jovem capitã. “Só eu mesmo”. Gosto do meu nome, porque, desde pequena, o mar sempre esteve no meu sangue. Aprendi a navegar antes mesmo de andar.

Mas, duas outras coisas ligadas à sua profissão ainda lhe incomodam bastante: ser menosprezada pela maioria dos homens do mundo marítimo, e virar atração só porque é uma mulher no comando de um barco. “Eu preferia estar dando esta entrevista porque sou uma capitã e não porque sou uma jovem mulher comandante”, diz, com extrema franqueza – como lhe é de hábito -, Mar Casariego.”Já cansei de ver marinheiros e práticos de portos subirem a bordo de meu barco e se dirigirem ao meu Primeiro Oficial, como se ele fosse o comandante, apenas por ser homem”, diz

Fonte: Histórias do Mar