A forte dependência do Brasil das importações de fertilizantes está levando a uma grande modernização dos portos, ferrovias e centros de distribuição do país.Centenas de milhões de dólares estão sendo despejados na infraestrutura logística do Brasil, tudo para levar fertilizantes mais rapidamente dos portos para as fazendas do interior, a milhares de quilômetros de distância, que produzem a maior parte da soja, café e açúcar do mundo.
Mover todos esses produtos por um país tão grande como o Brasil não é pouca coisa. Os agricultores de lá compram 85% de seus fertilizantes nos mercados mundiais e o uso aumentou 30% desde 2017, à medida que a produção se expande. O grão também é cultivado em regiões mais remotas, como o nordeste brasileiro.
O transporte é feito principalmente por caminhões, mas há tantas culturas e produtos químicos para percorrer distâncias tão grandes que o sistema fica sobrecarregado.
A solução: mudar as ferrovias do país. Empresas de logística como Rumo e VLI estão se unindo a grandes empresas de fertilizantes como Yara International ASA e Mosaic Co., principalmente para facilitar o transporte de vagões ferroviários de grãos aos portos para o transporte de carregamentos de fertilizantes no caminho de volta.