Inflação de fertilizantes força reforma dos portos e ferrovias do Brasil

0
154
IMPRIMIR
A necessidade de fertilizantes da potência agrícola está especialmente em foco, já que a inflação de alimentos tomou conta do mundo.

A forte dependência do Brasil das importações de fertilizantes está levando a uma grande modernização dos portos, ferrovias e centros de distribuição do país.Centenas de milhões de dólares estão sendo despejados na infraestrutura logística do Brasil, tudo para levar fertilizantes mais rapidamente dos portos para as fazendas do interior, a milhares de quilômetros de distância, que produzem a maior parte da soja, café e açúcar do mundo.

Mover todos esses produtos por um país tão grande como o Brasil não é pouca coisa. Os agricultores de lá compram 85% de seus fertilizantes nos mercados mundiais e o uso aumentou 30% desde 2017, à medida que a produção se expande. O grão também é cultivado em regiões mais remotas, como o nordeste brasileiro.

O transporte é feito principalmente por caminhões, mas há tantas culturas e produtos químicos para percorrer distâncias tão grandes que o sistema fica sobrecarregado.

A solução: mudar as ferrovias do país. Empresas de logística como Rumo e VLI estão se unindo a grandes empresas de fertilizantes como Yara International ASA e Mosaic Co., principalmente para facilitar o transporte de vagões ferroviários de grãos aos portos para o transporte de carregamentos de fertilizantes no caminho de volta.

 https://www.zeddbrasil.com/inflacao-de-fertilizantes-forca-reforma-dos-portos-e-ferrovias-do-brasil/