Empresários dão apoio a projeto para Tecon em área do EAS

0
165
IMPRIMIR
A APM Terminals, do grupo Maersk, informou à reportagem que planeja investir até R$ 2,6 bilhões em um novo Tecon na área e iniciar as operações com capacidade inicial de 400.000 TEUs

Entidades empresariais de Pernambuco manifestaram, na sexta-feira (15), apoio ao projeto de conversão da área chamada ‘UPI Pré-Constituída B’, do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em um novo terminal de contêineres. O setor empresarial local entende que se trata de um empreendimento essencial para o desenvolvimento do estado. O grupo destacou o potencial do projeto para dar impulso à competitividade da indústria e do comércio de Pernambuco, gerando emprego e renda, uma vez que as empresas locais vêm perdendo competitividade para outros estados, em razão de altos custos operacionais de contêineres no complexo, que conta com um único operador portuário, o Tecon Suape, operado pelo grupo filipino ICTSI.

“A concorrência e o aumento da capacidade deste setor permitirão ao Porto de Suape exercer sua vocação de hub regional de contêineres, atraindo novas linhas diretas internacionais, ampliando a navegação de cabotagem, reduzindo tarifas, custos e o tempo de trânsito das mercadorias”, afirmaram em nota conjunta, assinada por representantes da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) e de outras entidades.
A APM Terminals, do grupo Maersk, informou à reportagem que planeja investir até R$ 2,6 bilhões em um novo Tecon na área e iniciar as operações com capacidade inicial de 400.000 TEUs, adicionando 55% a mais de capacidade no complexo portuário. A partir daí, a empresa espera que o mercado reaja às opções adicionais e possa expandir a capacidade, contribuindo para tornar Suape um hub para o Nordeste. A APM argumenta que os investimentos contribuirão para o desenvolvimento de um terminal moderno e competitivo, que reduzirá significativamente os custos para os clientes, com melhora da eficiência e do nível do serviço ofertado.
https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/empresarios-dao-apoio-a-projeto-para-tecon-em-area-do-eas