Indústria naval mundial ‘opta’ pela poluição marinha

0
163
IMPRIMIR
O Guardian informa que em 2020 mais de 4.300 navios os instalaram. Um número bem superior aos 732 navios que adotaram o processo em 2018. E conclui: É uma troca: limpar os céus, mas contaminar as águas

Em julho de 2022 o Guardian publicou  Shipping’s dirty secret: how ‘scrubbers’ clean the air – while contaminating the sea, em outras palavras, O segredo sujo do transporte marítimo: como os ‘depuradores’ limpam o ar – enquanto contaminam o mar. Logo no início a explicação: “Depois que a Organização Marítima Internacional (IMO) decidiu reduzir as emissões de enxofre na atmosfera – prejudicial à saúde – a indústria naval se viu em um dilema.  Mudar para um combustível mais limpo, mas igualmente mais caro, ou instalar um sistema para limpar os gases de escape – os “depuradores” – que despejam produtos químicos removidos do escapamento diretamente no mar.”

Os depuradores e o combustível dos navios

Antes de mais nada, depuradores são sistemas de limpeza de gases do escapamento. No caso dos navios, as enormes chaminés soltando fumaça preta tão comuns quando topamos com algum deles no mar.

https://marsemfim.com.br/industria-naval-mundial-opta-pela-poluicao-marinha/