Homens armados invadem dois navios no Porto de Rio Grande

0
577
IMPRIMIR
Há 10 anos, o porto gaúcho não registrava casos de pirataria

A Polícia Federal investiga o ataque a dois navios no Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, na madrugada da última quinta-feira. As embarcações, de bandeiras espanhola e maltesa, foram atacadas em um intervalo de duas horas e meia.

O primeiro caso ocorreu por volta das 3 horas, a 10 milhas náuticas além da barra (18,5 km), em um navio de bandeira de Malta. Os invasores chegaram em pequenos botes de madeira e anunciaram o assalto. Alguns contêineres foram violados e os homens fugiram levando algumas embalagens de carne.

Por volta das 5h30 ocorreu o segundo caso, no canal do porto. Desta vez os assaltantes invadiram o navio Celanova, de bandeira da Espanha, que está fundeado na área Golfo 1 no canal de acesso ao Porto de Rio Grande. Após um dos tripulantes perceber a presença de dois homens o alarme do navio foi acionado. Eles fugiram em um bote, onde estava outro indivíduo, e da embarcação efeturam alguns disparos contra o navio. Nada foi levado.

A Polícia Federal instaurou inquérito e começou a ouvir os tripulantes das embarcações após os ataques. Os depoimentos foram retomados na sexta-feira.

A Marinha também abriu inquérito e comunicou que vai redobrar o patrulhamento no canal de navegação. Na sexta-feira serão instaladas duas novas câmeras de monitoramento no porto.

Em nota, a Superintendência do Porto de Rio Grande repudiou o ocorrido e informou que está tomando as medidas necessárias. Na tarde da última quinta-feria foram realizadas reuniões entre a direção do complexo portuário e os responsáveis pela segurança de todos os terminais para debater medidas de segurança.

LEIA: O MAIOR CASO DE PIRATARIA NO PORTO DE SANTOS