Homenagens marcaram os 168 anos da Câmara de Comércio

0
926
IMPRIMIR

 

Por Ique de la Rocha

Principais executivos dos estaleiros existentes em Rio Grande, como o engenheiro Roberto Dieckmann, e lideranças empresariais de diversos locais, dentre elas o presidente da Federasul, Ricardo Russowsky, e o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, José Paulo Cairoli, prestigiaram a comemoração dos 168 anos da Câmara de Comércio, juntamente com os associados da entidade, que lotaram o Salão Nobre.

A fundação da entidade de classe mais antiga do estado e quarta mais antiga do Brasil ocorreu dia 26 de setembro de 1844 e a comemoração aconteceu durante jantar, realizado na última quinta-feira, 27. Como tradicionalmente ocorre, foram entregues os títulos de Rio-grandino Ilustre a quatro conterrâneos que se destacam em suas atividades fora da cidade e o Troféu Câmara de Comércio, a quem tenha contribuído para o desenvolvimento do município.O presidente Renan Lopes saudou aos presentes, lembrou as lutas da Câmara de Comércio desde a sua fundação, como a construção dos Molhes da Barra, e fez um rápido histórico do desenvolvimento econômico do Município. Falou das novas lutas que estão sendo feitas para a duplicação da ERS 734, no trecho do Trevo ao Pórtico, e para a duplicação também dos oito primeiros quilômetros da BR-392, que atravessa a área portuária e industrial.

 

Rio-Grandinos Ilustres

Advogado criminalista Aury Celso Lopes Junior (direita), que recebeu uma placa do diretor da entidade, Jair Buffon.

Engenheiro Eduardo Gama Jaeger (esquerda) foi homenageado pelo diretor Luiz Carlos Hilário. Jaeger é proprietário da empresa de engenharia e arquitetura Quorum Rio, responsável por obras importantes como o restauro do monumento do Cristo Redentor e da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, e da Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte.

 

Paulo Fernando Curi Estima (direita), idealizador da Expoarroz, em Pelotas, e da Feira do Polo Naval, também ex-presidente da CDL de Pelotas e da Fenadoce, foi homenageado pelo diretor Alex Gasparetto, enquanto o superintendente regional da Receita Federal, Paulo Renato Silva da Paz, recebeu uma placa do diretor Gilberto Sequeira.

 

Troféu Câmara de Comércio

O presidente Renan Guterres Lopes entregou o Troféu Câmara de Comércio a Gilberto Pinho.  

O homenageado, em seu pronunciamento, disse que também os ex-presidentes da entidade são responsáveis pelo momento positivo que Rio Grande está passando e pediu uma salva de palmas ao ex-presidente Walter Albrecht, que estava presente ao jantar festivo, mesmo estando com 94 anos. Pinho ressaltou que aprendeu com seu pai o estilo de trabalho que empregou na Prefeitura. “Aprendi que devemos atender as pessoas como elas gostariam de ser atendidas e que as propostas que nos trazem sempre devem ser tratadas com prioridade”, declarou ele, que agradeceu a presença dos executivos dos estaleiros e considerou o diretor da Petrobrás, Roberto Dieckmann, como o “Pai do Polo Naval”. No final, dividiu a homenagem com o prefeito, secretários presentes e com seus familiares. “Este momento é deles também”, concluiu.