Governos caem pelas tabelas

0
172
IMPRIMIR
O Iluminismo exerceu vasta influência sobre a vida política e intelectual da maior parte dos países ocidentais

*Ivon Carrico

A data deste texto é emblemática: 14 Juillet! Alguém recorda? Difícil não lembrar os ideais liberais do Iluminismo, trazidos pela Revolução Francesa quando da memorável Queda da Bastilha, em Paris, prisão opressora do ‘Ancien Régime’, em 1789, que marcou uma nova era nas relações políticas, econômicas e culturais mundo afora.

‘Liberdade, Igualdade, Fraternidade’ deveriam ter tido, então, consequências sobre a nova ordem que viria a ser estabelecida.

Todavia, em mais de 200 anos desses ideais, os mesmos têm sido muito pouco observados, eis que escamoteados e pisoteados. Aliás, quase sempre ignorados. Basta ver as inúmeras conflagrações, quer sejam mundiais e/ou regionais instaladas. Em nenhuma delas prevaleceu qualquer um desses ideais.

Mas, o que prenuncia esse estado de coisas é a falta de perspectiva de Governos e o egoísmo de governantes, mais interessados em projetos pessoais para se perpetuarem no Poder. Daí o assombroso Populismo que adotam. Quer seja à Direita ou à Esquerda do espectro ideológico.

A piorar esse insólito quadro Governantes de Nações e Instituições consagradas pela firmeza e solidez de propósitos têm, também, às vezes, decepcionado.

Nos Estados Unidos o Biden é considerado um fraco. Quase um decrépito. A atual política exterior americana é um arremedo de tempos de outrora. Errante e periclitante. No Vaticano, Francisco – que também é Chefe de Estado, em seguidas oportunidades – tem destoado ao assumir posições políticas que, às vezes, constrangem a Cúria Romana e dividem o rebanho.

Por sua vez, no Reino Unido, outro bastião desses propósitos, Boris Johnson caiu pela veleidade das atitudes. E, em Israel, um oásis no meio de tantas Ditaduras, a sucessão tem se mostrado uma sequência de fracassos e equívocos.

Já na América Latina,…bem, isso merece um capítulo à parte, estamos numa verdadeira sinuca de bico: se ficar o bicho pega, se correr o bicho come.

* Ivon Carrico, Engenheiro Civil, Servidor Público Federal, com passagem por 10 órgãos federais. Dentre eles a Anvisa e a Presidência da República