Fotógrafo lança quarto livro com fotos de portos do País

0
597
IMPRIMIR
Para Berger, o Porto de Santos é o mais difícil de fotografar devido as rápidas mudanças climáticas do local
Para Berger, o Porto de Santos é o mais difícil de fotografar devido as rápidas mudanças climáticas do local

Fazer um diagnóstico do setor portuário brasileiro e mostrar a evolução dos complexos marítimos de norte a sul. Esta foi a intenção do fotógrafo Flávio Roberto Berger ao percorrer, durante sete meses, as principais instalações do País. A expedição deu origem à 4ª edição do livro Portos e Terminais do Brasil, lançada da editora Fotoimagem no início do ano.

“Desde 2006, comecei a me dedicar exclusivamente à área portuária, com fotografias terrestres, aéreas e os livros, já na quarta edição. Comecei fornecendo imagens para empresas e revistas, mas hoje 90% do meu tempo são dedicados ao livro”, destacou o fotógrafo, que tem como assistente a esposa Vanda Cerqueira. Administradora de empresas, ela entrou de cabeça na aventura de conhecer os portos do País.

Foram sete meses de viagens e mais quatro meses para essa edição, que tem 528 páginas e 985 fotos aéreas e terrestres dos complexos. Neste período, aventuras e muito trabalho a bordo de um veículo idealizado pelos fotógrafos. Flavio e Vanda viajaram o País em um motorhome, que se tornou sua casa sobre rodas. Eles ainda têm van, que é a base operacional para seus drones. “Viajamos do Rio Grande do Sul até o Amazonas. Pegamos barcos, helicópteros, passamos por muitas aventuras”, explicou o fotógrafo.

Tudo isso para reunir, em uma publicação, informações e imagens de terminais portuários, suas instalações e equipamentos espalhados pelo Brasil. Além das fotografias, o livro traz dados técnicos como capacidades, localização, infraestrutura e telefones para contato de instalações, companhias docas e outras autoridades do setor.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NO SITE DA TRIBUNA DE SANTOS