Eficiência energética no transporte – por que isso é importante!

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Uma rede global de Centros de Cooperação em Tecnologia da Maritme promoverá tecnologias e operações para melhorar a eficiência energética no setor marítimo.

Todas as indústrias estão procurando tornar-se mais limpas, mais ecológicas e mais eficientes em termos de energia – e a remessa não é exceção. Melhor eficiência energética significa que menos combustível é usado e isso significa menos emissões nocivas.

A Organização Marítima Internacional (IMO) – a agência especializada das Nações Unidas responsável pela segurança, segurança e meio ambiente – está liderando um projeto financiado pela União Européia, projetado para ajudar o transporte a entrar em uma nova era de operação de baixo carbono.

A IMO lançou um vídeo descrevendo como a iniciativa da Rede Global de MTCC (GMN) está unindo centros de tecnologia – Centros de Cooperação Tecnológica Marítima (MTCCs) – em regiões-alvo em uma rede global. Juntos, eles estão promovendo tecnologias e operações para melhorar a eficiência energética no setor marítimo.

“Este projeto é um dos blocos de construção que ajudará o transporte a se tornar mais ecológico”, diz Magda Kopczynska, diretora da DG MOVE da Comissão Européia.

Cinco MTCCs foram estabelecidos na África, Ásia, Caribe, América Latina e no Pacífico. Atuando como centros de excelência para suas regiões, os MTCCs trabalharão com parceiros para desenvolver cooperação técnica, capacitação e transferência de tecnologia – compartilhando os resultados e suas experiências em toda a rede para garantir uma abordagem comum para uma questão global.

Programas e projetos inovadores estão sendo desenvolvidos e executados pelos MTCCs – todos projetados para promover tecnologias e operações com eficiência energética.

Os países em desenvolvimento e, em particular, os países menos desenvolvidos e os pequenos Estados insulares em desenvolvimento, serão os principais beneficiários desta iniciativa ambiciosa.

Para as regiões particularmente vulneráveis ​​ao impacto da mudança climática, é uma chance de se envolver na promoção de tecnologias e operações para melhorar a eficiência energética no setor marítimo.

“Quando vimos este projeto, vimos isso como uma oportunidade de construir parcerias em toda a região para mitigar, pelo menos no setor marítimo, os impactos da mudança climática”, diz Vivian Rambarath-Parasram, chefe do MTCC-Caribe.

As estimativas indicam que o consumo de energia e as emissões de CO2 dos navios poderiam ser reduzidos em até 75% com a aplicação de medidas operacionais e a implementação de tecnologias existentes. A GMN está na vanguarda da mitigação da mudança climática – e, ao mesmo tempo, abre um mundo de oportunidades para aqueles que participam dela.

“Estamos ansiosos para construir capacidade não apenas para o Quênia, mas para a região africana em geral – para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, para melhorar a qualidade do ar em nossas cidades portuárias”, diz Nancy W. Karigithu, diretora da Maritime and Shipping Affairs. Quênia.

Promovendo tecnologias e operações para melhorar a eficiência energética no setor marítimo e ajudando a navegar pelos navios em um futuro de baixo carbono, o projeto GMN está conduzindo um curso para um futuro mais limpo e mais verde.O projeto GMN é financiado pela União Europeia e implementado pela Organização Marítima Internacional (IMO)

Fonte: IMO