Organização marítima da ONU celebra 70 anos com Sua Majestade a Rainha Elizabeth II

0
532
IMPRIMIR
Setenta anos depois de ter sido adotado o tratado que institui a Organização Marítima Internacional das Nações Unidas (OMI), Sua Majestade a Rainha Elizabeth II marcou a ocasião na sede da IMO em Londres no dia 6 de março

Acompanhada pelo Secretário-Geral da IMO, Kitack Lim, Sua Majestade a Rainha Elizabeth II revelou uma placa comemorativa e cortou um bolo de aniversário. Sua Majestade também se encontrou com alguns dos convidados presentes no evento, incluindo representantes dos Estados Membros da OMI, organizações não-governamentais intergovernamentais e internacionais e funcionários da Secretaria da OMI.

“Estamos comemorando 70 anos de conquistas, em que a indústria verdadeiramente vital da navegação se tornou mais segura, mais limpa e mais ecológica, graças ao trabalho da IMO. Também estamos olhando para os excitantes novos desafios no horizonte ”, disse o secretário-geral da IMO, Lim.

“Bilhões de pessoas comuns, em todo o mundo, confiam no transporte todos os dias de suas vidas – mesmo que não percebam ou entendam isso. É nosso papel garantir que os navios continuem a dar essa contribuição vital ao bem-estar global ”, acrescentou Lim.

A Convenção sobre a Organização Marítima Internacional (OMI) foi adotada em 6 de março de 1948 na Conferência Marítima das Nações Unidas, realizada em Genebra, na Suíça. A convenção entrou em vigor 10 anos depois, em 17 de março de 1958, quando o 21º Estado ratificou o tratado. A primeira reunião da IMO foi realizada em Londres, em 6 de janeiro de 1959, na Church House, no centro de Londres.

Desde então, os Estados-Membros da OMI cumpriram a sua missão de desenvolver o quadro regulamentar global para o transporte marítimo internacional.

Hoje, a IMO continua seu trabalho para melhorar a segurança marítima, a eficiência da navegação e a prevenção e controle da poluição causada por navios, bem como a implementação justa e efetiva de seus regulamentos.

Notas:

OMI – a Organização Marítima Internacional – é a agência especializada das Nações Unidas responsável pela segurança e proteção dos navios e pela prevenção da poluição por navios.

A OMI conta hoje com 173 Estados membros e três membros associados.

O prédio da sede da OMI, localizado no Albert Embankment, em Londres, na margem sul do rio Tâmisa, foi construído pelo governo do Reino Unido para a Organização durante a década de 1970, com sua pedra fundamental assentada por Sua Alteza Real O Duque de Edimburgo. 1979. O edifício foi formalmente inaugurado em 1983 por Sua Majestade a Rainha Elizabeth II. O primo da rainha, Sua Alteza Real O Duque de Gloucester abriu o prédio em 2008, após uma grande reforma.

O evento de 6 de março de 2018 contou com a presença de representantes dos Estados-Membros da OMI, organizações não governamentais intergovernamentais e internacionais e pessoal do Secretariado da OMI.