Famosa recorre a navios frigoríficos para exportar

0
21
IMPRIMIR
O contrato elevará os custos de transporte da Famosa em cerca de 30%, mas deverá garantir a entrega das frutas aos clientes no prazo certo e em boas condições

Em tempos de entraves logístico, com pandemia e guerra na Ucrânia, a Agrícola Famosa decidiu gastar alguns milhões de dólares a mais para garantir a entrega de seus melões e melancias na Europa. A maior exportadora de frutas do país assinou contrato com a GreenSea, joint venture entre Seatrade e Green Reefers na área de fretamento com navios frigoríficos, para escoar seus produtos a partir deste mês, início da safra.

O contrato elevará os custos de transporte da Famosa em cerca de 30%, mas deverá garantir a entrega das frutas aos clientes no prazo certo e em boas condições. “Tomamos essa medida radical e cara para garantir o fornecimento a nossos clientes europeus. Demos esse passo por causa de todos os problemas logísticos que enfrentamos na última temporada”, afirma Carlo Porro, CEO e diretor comercial da empresa. O valor exato do contrato não foi divulgado – “mas não chega a dois dígitos”, de acordo com o executivo.

Segundo Porro, por causa de atrasos na entrega no ano passado, as frutas receberam descontos por terem chegado aos clientes com queda de qualidade, problema que não deverá acontecer agora. O primeiro navio frigorífico da GreenSea deverá zarpar de Fortaleza, onde fica a fazenda da Famosa, na “semana 35” do ano-calendário regular – ou seja, entre 29 de agosto e 4 de setembro. O serviço será semanal e se estenderá até a “semana 8” de 2023.Para que a logística funcione, o contrato prevê seis navios em circulação entre Fortaleza e os portos de Vigo (Espanha), Dover (Inglaterra) e Roterdã (Holanda).

 

https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2022/08/02/famosa-recorre-a-navios-frigorificos-para-exportar.ghtml