Entenda o vídeo do enorme navio flutuando no céu do Reino Unido

0
16
IMPRIMIR
O fenômeno é mais frequente nos meses de inverno no Hemisfério Norte, principalmente em áreas próximas ao Ártico, e não costuma acontecer nesta época do ano no Reino Unido.

O vídeo em que um enorme navio parece flutuar no céu da cidade inglesa de Cornualha viralizou nas redes sociais nos últimos dias. A imagem, que parece ser resultado de uma edição feita em computador, é verdadeira e constitui uma ilusão de ótica conhecida como fata morgana ou “miragem superior”.

A condição necessária para que essa miragem ocorra é a formação de duas camadas de ar com uma grande diferença de temperatura entre elas, sendo uma mais fria, próxima da superfície da água, e a outra mais quente, na parte superior.

Quando a luz emitida pelo navio no horizonte passa da camada de ar quente, que é a menos densa, para a camada de ar fria, que é a mais densa, ocorre uma mudança na trajetória e cria-se a impressão de que o objeto observado está flutuando.

A versão mais conhecida desse fenômeno ocorre no asfalto ou na areia de um deserto, por exemplo. Nesse caso, a diferença de temperatura entre o ar próximo ao solo e o ambiente faz parecer que existe uma área com água, como um oásis. Nesse caso, o nome é “miragem inferior”.

https://noticias.r7.com/internacional/entenda-o-video-do-enorme-navio-flutuando-no-ceu-do-reino-unido-01082022