Depois de considerar inicialmente a divisão do seu plano de aquisição de 20 novos navios entre a SHI (cinco navios), a Nihon Shipyards (10) e a CSSC (cinco), a companhia taiwanesa optou apenas pela SH
Em 22 de março, a Evergreen anunciou que havia feito os pedidos e estava em negociações avançadas com as construtoras chinesas e japonesas, bem como com a SHI. Um comunicado atualizado, emitido para a Bolsa de Valores de Taiwan em 25 de março, confirmou que a Evergreen não persistiria nos pedidos da Nihon e da CSSC.
O comunicado também sugeriu que os 20 novos navios seriam encomendados por meio da subsidiária do grupo Evergreen, Greencompass Marine.
Relatórios anteriores sugeriram que a Evergreen planejava adquirir pelo menos metade dos navios por meio de contratos de afretamento de longo prazo com os proprietários japoneses Shoei Kisen, enquanto a lista da Evergreen mencionava apenas uma faixa de preço entre US$ 115 milhões e US$ 130 milhões por navio
A Alphaliner estima que um navio maxi-NPX moderno construído na Coréia do Sul com propulsão convencional custaria cerca de US$ 124 milhões.