Primeira capitã de navio do Egito foi falsamente apontada como culpada pelo bloqueio do Canal de Suez

0
485
IMPRIMIR
Na época do bloqueio de Suez, Elselehdar trabalhava como primeira oficial, comandando a Aida IV, a centenas de quilômetros de Alexandria.

Primeira mulher capitã de navio do Egito, Marwa Elselehdar foi surpreendida, no mês passado, com rumores na internet de que ela era a culpada pelo incidente envolvendo o cargueiro Ever Given, que encalhou no Canal de Suez, bloqueando uma das principais rotas de navegação do mundo, ligando o Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo.

Em entrevista à BBC, Marwa se disse surpresa com as mensagens: 

— Fui falsamente acusada pelo bloqueio ao Canal de Suez — afirmou a capitã, que, na época do incidente, estava trabalhando como primeira oficial da embarcação Aida IV, que navegava a centenas de quilômetros da Alexandria.

De acordo com a BBC, o navio no qual Marwa trabalha, de propriedade da autoridade de segurança marítima do Egito, transporta suprimentos para um farol no Mar Vermelho. Além disso, é usado para treinar cadetes na Academia Árabe de Ciência, Tecnologia e Transporte Marítimo (AASTMT), uma universidade regional administrada pela Liga Árabe.

Na reportagem publicada em seu site,  a rede britânica informa que os rumores sobre o papel de Marwa no incidente do Ever Given foram em parte alimentados por imagens de uma notícia falsa, supostamente publicada pelo site de notícias Arab News, que dizia que ela estava envolvida no encalhe do navio na passagem marítima. 

A imagem manipulada parece ter vindo, segundo a BBC,  de um artigo verdadeiro publicado pelo Arab News em 22 de março, que descreve o sucesso da jovem de 29 anos como a primeira capitã de navio do Egito. A imagem foi compartilhada dezenas de vezes no Twitter e no Facebook.

Na entrevista à BBC, Marwa diz não ter ideia de quem foi o primeiro e o motivo que levaram alguém a espalhar a história.

— Senti que era o alvo desses rumores, talvez porque sou uma mulher de sucesso neste campo ou porque sou egípcia, mas não tenho certeza — diz ela, acrescentando que sempre amou o mar e que foi seu irmão que a incentivou a entrar para a marinha mercante depois de se inscrever na AASTMT.

 

https://oglobo.globo.com/economia/primeira-capita-de-navio-do-egito-foi-falsamente-apontada-como-culpada-pelo-bloqueio-do-canal-de-suez-24955203

Leia matéria completa na BBC:

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56631948