Estaleiro Eisa fecha acordo com Sindimetal para homologar contratos de trabalhadores demitidos

0
1790
IMPRIMIR
eisa1
No acordo firmado, o Eisa prevê que irá recontratar metade dos demitidos, caso receba recursos para retomar as obras de navios ainda pendentes

Os funcionários do Estaleiro Eisa, demitidos no último dia 14, um dia antes do pedido de recuperação judicial da empresa, poderão ter boas notícias no início do ano. A empresa fechou um acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal), na última terça-feira, para que os trabalhadores possam sacar o FGTS e dar entrada no pedido do auxílio desemprego.

O encontro entre os representantes se deu em uma audiência realizada nesta terça-feira pelo Ministério Público do Trabalho fluminense (MPT-RJ).  Questões como salários vencidos, férias, décimo terceiro e verbas rescisórias ainda dependem de uma decisão por parte da 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. O Eisa recorreu à justiça para pedir proteção nos casos, já que a dívida pode chegar a R$ 60 milhões.

Uma lista com os nomes e números de matrícula dos funcionários dispensados será enviada à Procuradoria do Trabalho até o dia 30 deste mês, conforme compromisso assumido pelo estaleiro. O ritmo será acelerado para facilitar o trâmite, com uma expectativa de cem homologações por dia a partir do dia 4, com prioridade para casos urgentes.

Na carta enviada para os trabalhadores no dia 14, o Eisa afirmava que o a decisão pelas demissões foi tomada para preservar alguns postos de trabalho, para que seja possível continuar uma negociação para a retomada do estaleiro, reincorporando os que estão sendo desligados. No acordo firmado ontem, o Eisa prevê que irá recontratar metade dos demitidos, caso receba recursos para retomar as obras de navios ainda pendentes.