Porto do Rio Grande registra o melhor ano de sua história

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Cais do porto novo credito GUGA-VW
Até novembro, foram mais de 35 milhões de toneladas superando assim o total acumulado em 2014, que somou nos 12 meses 34.576.405 / Foto Guga VW

Foram cem anos de atividades do Porto Novo em Rio Grande. Em 2015, o Porto gaúcho em todas as suas áreas, registrou a maior movimentação de sua história. Com grande capacidade instalada, o porto gaúcho demonstrou que está pronto para operar como o concentrador de cargas do Conesul.

“Muita gente falava em crise e desde as primeiras reuniões de diretoria tivemos como objetivo enfrentar os desafios”, afirma o diretor-superintendente, Janir Branco. A direção da autarquia, em acordo com a Secretaria Estadual dos Transportes, optou por não realizar o ajuste de tarifas autorizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários durante o ano. “Entendemos que 2015 não era o ideal para um reajuste, e então concluímos que faríamos isso de forma escalonada em 2016 para garantir a competitividade e a manutenção das cargas em nossos terminais”, explica ele.

Projetos importantes estão em andamento para dar ainda mais qualidade à instalação portuária. “A obra de modernização do cais do Porto Novo e a dragagem de manutenção são essenciais para a competitividade do nosso porto”, avalia o superintendente. Ambos os projetos do Governo Federal, através da Secretaria de Portos, devem ter continuidade no ano de 2016. “A dragagem é considerada prioritária para a logística nacional”, explica Branco.

Complexo Soja

A soja é o principal produto de exportação do Porto do Rio Grande. No acumulado até novembro de 2015, o complexo (formado por óleo, farelo e grão) representa 68% de tudo que foi exportado pelo porto gaúcho. O destino de 86% desse produto é a China e o que foi movimentado em Rio Grande representa 97% da produção do Rio Grande do Sul. O complexo soma mais de 14 milhões de toneladas.

Grãos em Destaque

Diretamente ligado à produção agrícola do Estado do Rio Grande do Sul, o Porto do Rio Grande também realiza procedimentos de embarque e desembarque de outros grãos. Foram destaques em 2015 o arroz que teve um aumento de 10% na cabotagem e o trigo com expressivo aumento de 2.714% passando de 41.697 para 1.173.501 toneladas no longo curso.

Novas Cargas

“A operação das toras de madeira está entre as novidades do ano de 2015 e foi um projeto que a direção apostou e buscou para o Porto do Rio Grande. Além de ser mais um produto movimentado ainda gera toda uma cadeia operacional com emprego e renda aos trabalhadores portuários, caminhoneiros e todos aqueles envolvidos no processo portuário”, afirma o diretor-superintendente. A carga até novembro ultrapassou 170 mil toneladas. Além disso, a celulose também teve incremento de movimentação de mais de 150% totalizando 599.568 toneladas.

Container

A movimentação de contêineres teve incremento de 6,22% quando comparado o mesmo período de 2014. Entre janeiro e novembro de 2015 foram 668.160 TEUS. “No container movimentamos as mais variadas cargas e em um ano de crise estamos vendo com bons olhos os números de produtos em container”, salienta Branco.

 

20151222_151024Pela estrutura portuária gaúcha passaram 2.844 embarcações que levaram produtos para 69 destinos de exportação ou trouxeram cargas de 86 origens de importação. “Possuímos uma estrutura globalizada com capacidade para atuar no mercado mundial e atender as principais demandas do comércio internacional”, afirma Janir Branco. Até o final de novembro passaram 35.544.624 toneladas, sendo que somente o Superporto movimentou mais de 30 milhões desse total.

“Estamos consolidando uma avaliação muito positiva do ano de 2015 e acreditamos em um 2016 melhor ainda com incremento de cargas já que diversos projetos seguem avançando como a celulose, por exemplo. Contamos com as boas perspectivas de mais uma boa safra de soja do nosso Estado”, conclui Branco. A previsão é que 2015 encerre com uma movimentação de mais de 37 milhões de toneladas, o que garantirá crescimento de 7% comparando o ano anterior.