Empresa que deve assumir o Porto de Itajaí em 2024 tem proposta habilitada

0
80
IMPRIMIR
Porto de Itajaí deve ser administrado pela Teconnave a partir de 2024 – Foto: Divulgação/Porto de Itajaí/Reprodução/ ND

A Teconnave, integrante do grupo TiL (Terminal Investment Limited), deu mais um passo para assumir as operações do Porto de Itajaí. A ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) confirmou em documento divulgado nesta quarta-feira (1) habilitação da proposta da empresa no processo de licitação do terminal.De acordo com a entidade, não foram encontradas irregularidades na documentação apresentada pela Teconnave, nos planos de arrendamento transitório e habilitação. Agora, seguirá para abertura de prazos de interposição de recursos das concorrentes.

Se nenhuma contestação for aprovada e o procedimento seguir, a previsão é que o contrato seja assinado em dezembro e a empresa inicie suas operações já em 2024.A Teconnave faz parte do grupo TiL (Terminal Investment Limited), o qual a Portonave, administradora do Porto de Navegantes, também integra.E desde o final de outubro, a Teconnave passou a ser cotada como a favorita para vencer o processo, por inviabilidade de propostas concorrentes.

Teconnave aproveitou desclassificação de concorrentes na licitação

Quem liderava o ranking de disputa era, primeiramente, a MMS empreendimentos, desclassificada por não comprovar competência para cumprir sua proposta apresentava.Posteriormente, a Mada Araújo Asset Management LTDA foi eliminada, também por não apresentar proposta exequível. Isso abriu caminho para a próxima da fila.

A Teconnave, que até então era a terceira colocada, assumiu o favoritismo, bastava ter viabilidade comprovada. A proposta é de movimentar cerca de 35 mil TEUs por mês, números analisados e aceitos pela ANTAQ.

Fonte: ND