Embarque de açúcar deve subir 12% nesta safra, diz consultoria

0
948
IMPRIMIR
637x325
O Brasil também deve perder mercado com o início da vigência da Parceria Transpacífica (TPP), que prevê redução de tarifas de importação entre os 12 países signatários

A perspectiva de aumento da produção de açúcar no Centro-Sul e a escassez global da commodity prometem abrir alas para as exportações brasileiras nesta safra. A consultoria Datagro estima que o Brasil exportará 27 milhões de toneladas de açúcar na temporada atual (2016/17), um crescimento de 12,5% sobre a temporada anterior, quando 24 milhões de toneladas de açúcar saíram do país.

De acordo com Plinio Nastari, presidente da Datagro, a redução da produção no Sudeste Asiático tem colaborado para manter a demanda firme pelo açúcar brasileiro (ver a reportagem Países da Ásia vêm ao Brasil buscar açúcar)

Além disso, também há possibilidade de a Europa importar açúcar, ainda que em volume limitado, para recuperar seus níveis de estoques. A expectativa é que a Comissão Europeia aprove um leilão para permitir importações de 300 mil a 400 mil toneladas.

Valor Economico/Por Camila Souza Ramos | De São Paulo