Ecovix demite 3,2 mil trabalhadores em estaleiro de Rio Grande

0
791
IMPRIMIR
Trabalhadores em frente ao estaleiro após anúncio de demissões Foto: Karoline Ávila /Rádio Gaúcha
Trabalhadores em frente ao estaleiro após anúncio de demissões Foto: Karoline Ávila /Rádio Gaúcha

 

Fonte: Karoline Ávila /Rádio Gaúcha

A empresa proprietária de um complexo de estaleiros em Rio Grande, no Sul do Estado, vai demitir 3,2 mil trabalhadores na cidade. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos.

O estaleiro Rio Grande pertence à Ecovix, braço da Engevix, e empregava 3,5 mil pessoas em Rio Grande. No entanto, já chegou a contar com 12 mil trabalhadores. São cerca de R$ 6 bilhões em dívidas.

A empresa negociava com a Petrobras pagamentos e a continuidade de contrato para construção de mais três cascos de plataformas no Rio Grande do Sul. Como não houve acordo, as demissões foram confirmadas.

Apenas 200 trabalhadores seguirão atuando na manutenção da estrutura do estaleiro. Outros 300 continuam porque estão afastados.

Segundo o sindicato, as rescisões serão pagas dia 19, com dinheiro adquirido pela Ecovix da multa pela suspensão do contrato com a Petrobras. No dia 20 a empresa deve entrar com pedido de recuperação judicial.

“Na quarta-feira passada, já vinham conversando com a gente para demitir mil pessoas. Na quinta-feira, evoluíram para 1,5 mil. Na sexta-feira, disseram que a Petrobras resolveu rescindir o contrato e que eles não tinham mais o que fazer. E a gente começou a cuidar da tratativa para, pelo menos, garantir o pagamento do pessoal”, afirmou o presidente do sindicato, Benito Gonçalves.

Ele ainda lamentou o fechamento dos postos de trabalho. “Acabaram com a gente. Estão acabando com o sonho do brasileiro. A única forma que tem de ser decente é ter trabalho e pagar as contas. Agora, nem isso”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: O SONHO DA FÁBRICA DE CASCOS SE TORNOU UM GRANDE ESCÂNDALO