Dragagem de manutenção será retomada na quinta-feira

0
632
IMPRIMIR
Dragagem do canal do Porto, entre a Ponta da Praia e a Alemoa, está parada desde fevereiro passado (Foto: Carlos Nogueira)
Dragagem do canal do Porto, entre a Ponta da Praia e a Alemoa, está parada desde fevereiro passado
(Foto: Carlos Nogueira)

A dragagem de manutenção no canal do Porto de Santos, da Ponta da Praia até a Alemoa, interrompida em fevereiro passado, será retomada na próxima quinta-feira (30). O serviço será realizado pela draga Geopotes 15, embarcação da Van Oord Operações Portuárias que deve sair do Rio de Janeiro e chegar à região até quarta-feira (29).

O reinício do serviço foi anunciado na tarde de segunda-feira (27) pelo diretor de Engenharia da Codesp, Antônio de Pádua Andrade, logo após ter definido a vinda da draga com a direção da Van Oord, empresa atualmente responsável pela obra em toda a extensão do canal de navegação do Porto, da Alemoa até a Barra de Santos.

Originalmente, a Van Oord usaria uma outra draga, que atualmente está fora do País e só conseguiria chegar ao complexo marítimo por volta do próximo dia 10. Mas na segunda-feira (27), diante da pressão de Andrade, a empresa mudou seus planos e decidiu utilizar a Geopotes, que estava no complexo fluminense e poderá vir para o cais santista em menor tempo.

“A dragagem é estratégica para o Porto, suas operações. E não podemos esperar mais. Por isso, busquei agilizar a retomada dessa dragagem. Se podemos contar com uma draga na quinta-feira, não vamos esperar mais”, afirmou o diretor.