por Leandro Rosa*, do Startupi
1- Dê assistência os seus clientes
2- Apoio ao cliente direto
Os aplicativos de mensagem permitem que você assista e apoie o seu cliente de forma direta e sem filas de espera, o que é ótimo em situações em que cada minuto conta. Imagine que você tem uma empresa de tecnologia e um dos seus clientes teve um problema com o seu computador – você pode ajudar passo a passo, e inclusive pedir fotos e screenshots do que o usuário vê.
3- Fazer encomendas online
Já pensou quantos dos seus clientes não gostariam de poder encomendar os seus produtos enquanto estão no metrô ou no ônibus? Então, por que não dar a eles essa oportunidade? Muitas empresas já aceitam encomendas feitas através de Facebook, Messenger e WhatsApp e, nos Estados Unidos, há até serviços como o Magic (literalmente “Mágica”) em que você pode encomendar tudo o que precisa – desde uma viagem de avião às suas compras de mercado.
4- Serviço Pós-Venda
Hoje em dia, ninguém envia cartas e até os e-mails começam a ficar obsoletos. Por que não perguntar aos seus clientes se ficaram satisfeitos com o serviço que obtiveram através de WhatsApp? Peça-lhes, por exemplo, que avaliem o seu serviço de 1 a 9 – e espere que lhe respondam, clicando apenas num número, quando lhes for mais conveniente.
5- Comunicação Interna
Ainda não há muita informação sobre este tema, mas temos visto que o WhatsApp e outros aplicativos também são um excelente método de melhorar a comunicação entre os seus colaboradores. Não só permite enviar pequenas mensagens de texto de funcionário para funcionário sem perturbar os restantes, como também permite criar conversas em grupo entre os membros de cada setor. Isto é especialmente bom para equipes a trabalhar em supermercados ou empresas que oferecem uma grande variedade de produtos.
* Leandro é o fundador e CEO do Aladim.com, uma plataforma para você atender seus clientes e vender seus produtos usando os aplicativos de mensagem mais usados