Docas define empresa que implantará monitoramento de tráfego no cais

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O sistema contará com um centro de controle e quatro torres de monitoramento, instalados em pontos estratégicos: na Ilha da Moela (costa de Guarujá), na Ponta de Itaipu (em Praia Grande), nos arredores do terminal da Dow Química (na entrada do canal, em Guarujá) e na Ilha Barnabé (Área Continental de Santos)

 

por Tribuna de Santos

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) definiu a empresa que implantará o sistema de monitoramento do tráfego de embarcações (em inglês, Vessel Traffic Management Information System ou VTMIS) do Porto de Santos. A concorrência organizada pela estatal para instalar o serviço foi vencida pelo consórcio Indra VTMIS Santos, que pediu R$ 31 milhões para a tarefa. O resultado do processo licitatório foi publicado na edição da última quinta-feira (25) do Diário Oficial da União.

Conforme o edital da concorrência, o consórcio terá de fornecer os equipamentos e o software do sistema, realizar as obras necessárias e treinar os funcionários da Docas para operá-lo. Tais ações devem ser executadas em até 44 meses. O VTMIS permitirá à Codesp monitorar e gerenciar, em tempo real, o fluxo de embarcações no canal de navegação e nas áreas de fundeio do Porto (localizadas na Barra e na Baía de Santos). Ainda fornecerá dados sobre o tráfego no canal, possibilitando o controle de questões ambientais e a coordenação de apoio durante emergência.

O sistema contará com um centro de controle e quatro torres de monitoramento, instalados em pontos estratégicos: na Ilha da Moela (costa de Guarujá), na Ponta de Itaipu (em Praia Grande), nos arredores do terminal da Dow Química (na entrada do canal, em Guarujá) e na Ilha Barnabé (Área Continental de Santos). Com esses equipamentos, sua área de varredura irá das áreas de fundeio até o Terminal Marítimo da Usiminas.

Cada torre terá um radar, uma câmera inteligente e um transponder AIS para a coleta de dados das embarcações. Ainda serão instalados uma estação meteorológica e um marégrafo.

As empresas que integram o consórcio vencedor tem experiência na implantação desses sistemas, sendo responsáveis pelo controle do tráfego portuário em complexos da Espanha, do Marrocos e da Polônia. Recentemente, foram selecionadas para instalar o VTMIS no Porto de Vitória (ES) e em Southampton, na Inglaterra.

Com a publicação do resultado da licitação, a Codesp, agora, aguarda cinco dias para a apresentação de eventuais recursos dos outros concorrentes. Em seguida, o processo segue para a aprovação da diretoria e do Conselho de Administração da Docas. Somente depois o contrato será assinado entre o consórcio e Autoridade Portuária, o que deve ocorrer apenas no próximo mês.