Com previsão de entrega de 34 obras em 2022, ampliação do sistema de energia eólica do RS avança

0
577
IMPRIMIR
Finalização dos novos empreendimentos é um passo importante para aumentar a capacidade de o Estado escoar energia gerada pelos ventos.Do total das obras, estão 14 subestações e 20 linhas de transmissão Marco Favero / Agencia RBS

Marcado por entraves nos últimos anos, o setor de energia eólica no Rio Grande do Sul acelera o ritmo para ampliação da estrutura. Para 2022, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) projeta a entrega de 34 obras — 14 subestações e 20 linhas de transmissão dentro de dois dos três leilões com canteiros de obras em atividade. Esse montante é quase cinco vezes maior do que as entregas do ano passado. A finalização dos novos empreendimentos é um passo importante para aumentar a capacidade de o Estado escoar energia gerada pelos ventos.

A Sema também estima que, até março de 2023, todos os empreendimentos do leilão 4/2018 da Aneel, que conta com a intervenção mais robusta, serão finalizados. Esse leilão prevê 25 novas linhas de transmissão, que totalizam 2.920 quilômetros,  10 novas subestações e a ampliação de 13 existentes, além de investimento total de R$ 4,8 bilhões. Todo esse complexo vai agregar 4,9 mil megavolt-ampere (MVA) ao sistema elétrico existente no Estado, abrindo portas para aumentar a potência instalada de energia eólica, que hoje conta com 1,8 mil MW atraindo mais empreendimentos no setor.

LEIA MAIS