Clube das Mais Belas Baías do Mundo

0
951
IMPRIMIR
A Praia do Rosa – que recebeu o titulo em 2003 e é a única brasileira – foi selecionada por fazer parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca

O clube procura promover a troca de experiências entre os membros ao nível de políticas de proteção, conservação e desenvolvimento sustentado das baías.

O Clube das Mais Belas Baías do Mundo foi constituído a 10 de março de 1997, em Berlim, com a designação “Club des Plus Belles Baies du Monde”, sendo uma associação que se rege segundo a legislação francesa.

O Clube tem como missão reunir as baías mais bonitas em nível internacional e criar uma plataforma de intercâmbio sobre as boas práticas de preservação ambiental. As 30 baías que atualmente fazem parte do Clube são, obviamente, selecionadas pelo seu grande valor estético, mas também com base nos critérios da UNESCO, no que diz respeito aos aspectos naturais e culturais. São baías conceituadas, mas ao mesmo tempo frágeis.

 A Praia do Rosa – que recebeu o titulo em 2003 e é a única brasileira – foi selecionada por fazer parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, por ser núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pela beleza cênica e por sua preservação ambiental.

Rio Grande tem todos os requisitos para fazer parte desse seleto Clube, como projetos ambientais para a conservação de golfinhos-nariz -de garrafa, entre outros. Cresce um movimento para incluir a cidade no Clube, tema que estaremos abordando em uma próxima postagem.

CONHEÇA O CLUBE DAS MAIS BELAS BAÍAS DO MUNDO