CNT pede a presidenciáveis ‘medidas mais concretas’ para infraestrutura portuária

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Instituição estima a necessidade urgente de investir R$ 865 bilhões – 9,9% do PIB de 2021 – em projetos em todas as modalidades de transporte, incluindo setor aquaviário

O progresso socioeconômico dos países está diretamente ligado ao desenvolvimento de seus sistemas de transporte e da intermodalidade logística entre rodovias, ferrovias e portos, impedindo a perda negócios e a competitividade no mercado internacional.

Diante das diversidades e peculiaridades regionais brasileiras, uma das principais propostas da Confederação Nacional do Transporte ao próximo ou próxima presidente trata da recomposição do orçamento público para o financiamento de projetos destinados ao aprimoramento das infraestruturas de transporte, em todas as modalidades, visando à integração de seus modais.  A estimativa é que esses recursos girem em torno de R$ 865 bilhões, o que significa 9,9% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2021, aponta o documento “O transporte move o Brasil – Propostas da CNT ao país”.

O presidente do Sistema CNT, Vander Francisco Costa ressaltou a defesa de uma agenda de Estado, que garanta competitividade ao setor produtivo e à recuperação da capacidade de investimentos pelas esferas público-governamentais. “É fundamental que os governos federal e estaduais recuperem sua capacidade de investir, uma vez que detêm, sob sua responsabilidade, grande parte do sistema viário”, disse Costa em comunicado, acrescentando ser fundamental estimular e ampliar o uso de recursos privados, viabilizar a extensão e a eficiência da integração modal, da segurança pública e do aprimoramento de marcos regulatórios.

A instituição propôs “medidas mais concretas” para melhorias na infraestrutura portuária, tais como: criação de novos acessos aos portos e melhoria dos existentes em vias terrestres; resolução de interferências entre diferentes modais e com o perímetro urbano; e realização de dragagem e/ou derrocamento (de manutenção e de aprofundamento), evitando problemas de limitações operacionais.

Em relação às adequações hidroviárias, a CNT indicou melhorias de navegabilidade, regularização dos leitos dos rios e de sinalização e balizamento nas vias; alargamento de canais de acesso; construção de eclusas; e constante cuidado com a profundidade das hidrovias, por meio do monitoramento de processos de assoreamento dos rios.

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/cnt-apresenta-propostas-aos-presidenciaveis