Cidades canadenses temem explosão de baleias encalhadas

0
1518
IMPRIMIR
A baleia de Trout River tem mais de 25 metros de comprimento (Foto: NTV News via The Canadian Press, Don Bradshaw/AP)

Duas pequenas cidades canadenses estão sob tensão por conta de possíveis explosões. Não é bomba. Não é terrorismo. São duas baleias-azuis encalhadas na ilha Newfoundland (Terra Nova) na costa noroeste do país.

 

Na cidade de Trout River, os 600 moradores observam com receio o enorme animal, de mais de 25 metros e 80 toneladas, morto na praia na última semana.  O animal começou a inchar, com o metano e outros gases formados pela decomposição da matéria orgânica.

 

Apesar do temor da população, Jack Lawson, pesquisador do Departamento de Pesca e Oceanos do Canadá,  afirma que uma explosão é improvável. Ele alerta para o risco de alguém que estiver caminhando em cima da baleia – as pessoas têm cada ideia atrás do selfie perfeito… – cair dentro dela. “A pele está começando a se desintegrar e pessoas que estiverem andando sobre ela, que está cheia de gás, podem cair dentro da baleia. O interior acabará liquefeito. Encontrá-las pode ser muito difícil”, diz.

 

>> Notícias de meio ambiente no Blog do Planeta

 

Não é apenas da explosão que a população está com medo. “Com o aumento previsto da temperatura, estamos realmente preocupados com o mau cheiro disso”, disse Emily Butler, da prefeitura de Trout River ao canal CTV. “Estamos também preocupados com as efeitos para a saúde com este animal na praia.” A economia de Trout River depende basicamente do turismo. A cidade teme o impacto nas receitas do setor. Mas, por equanto, a enorme carcaça tem atraído visitantes.

 

Outra baleia em Newfoundland está em Rocky Harbour, cidade um poquinho maior do que Trout River, com 1.000 habitantes.

 

O Departamento de Pesca e Oceanos do Canadá afirma que cabe às autoridades locais arranjarem um destino para as carcaças de baleia. Alerta, entretanto, que simplesmente levá-las de volta ao mar pode trazer riscos à navegação. As cidades dizem que não têm verba para lidar com o problema. Segundo o CTV, nove baleias morreram encalhadas na costa canadense no mês passado.